Medo de escrever? Não se preocupe; não é só você! Todos nós conhecemos inúmeras pessoas que preferem se sujeitar a qualquer outra coisa a ter que desenvolver um texto.
O habito de escrever, realmente, não é muito comum entre os brasileiros. Desde os primeiros anos a disciplina de Língua Português é um verdadeiro monstro na vida escolar de muitos alunos. Talvez por ser repassada através de métodos que ao invés de facilita-la, complica-a. Mas hoje vamos enfrentar esse medo de frente, não é mesmo??
Antes de compilarmos esquemas para a escrita de redações, é importante entendermos quais os tipos de textos existentes e os objetivos de cada tipo.
Os principais tipos de redação são:
1.Dissertação
Esse é um texto argumentativo, em que o o escritor disserta sobre determinado assunto; é pautado da exposições de ideias, argumentos e ponto de vista de quem o escreve, sempre com teor opinativo. sua estrutura se divide em:
-Introdução (tese);
-Desenvolvimento;
-Conclusão.
2.Descrição
Esse é um texto baseado na exposição ou relato de objetos, pessoas, lugares, acontecimentos. É uma forma de narração minuciosa. A descrição pode objetiva (uma descrição simples) ou objetiva (quando há emoção de quem descreve).
3.Narração
Nesse tipo de texto é contado/narrado um fato, uma historia. Devido a esse motivo, os elementos básicos de uma narração são:
-Enredo;
-Tempo;-Espaço;
-Personagens.
Agora que já sabemos um pouco sobre os tipos de textos que podem ser desenvolvidos, algumas dicas fadem nos ajudar a nos livrar do medo de escrever, como:
-Ler sempre;-Seja objetivo;
-Sempre revise tudo que escrever;
Nenhum comentário:
Postar um comentário